Páginas

sábado, 2 de setembro de 2017

Contos - "A sentinela" e "Encontro no alvorecer" - Arthur Clarke




Esses dois contos são a base para o best-seller e o filme "2001 uma odisseia no espaço.
O primeiro conto "A sentinela"publicado em 1951. É incrível como o autor consegue anos antes do homem ir para á lua em 1969, escrever algo parecido com o que aconteceu.  Arthur Clarke tinha uma criatividade isso é inegável. Fora isso, estudou física e matemática em Londres. Com certeza isso ajudou muito na sua escrita e em seu um dos maiores escritores de ficção científica da história da literatura mundial. Sua contribuição de maior importância seja o conceito de satélite geoestacionário como futura ferramenta para desenvolver as telecomunicações. Ele propôs essa ideia em um artigo científico intitulado "Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?", publicado na revista Wireless World em outubro de 1945. A órbita geoestacionária também é conhecida, desde então, como órbita Clarke.
Voltando ao conto, sem spoiler, posso dizer que é sobre um astronauta que descobre uma estrutura piramidal na lua.

'Encontro no alvorecer" publicado em 1953 é o oposto. Conta um encontro entre astronautas de outro planeta, com os primeiros "homens macacos". Genial, se formos além disso e lembrarmos que todas as antigas civilizações contam e retratam esses supostos encontros. Seres vindos em espaçonaves que conviviam ou davam presentes aos seres humanos e com isso os ajudaram em sua evolução. Muitos consideram que foram alienígenas, outros que foram os "anjos caídos" ou nephilins". O que importa é que conscientemente ou não, o escritor reproduz isso nesse conto.

Algo formidável foi descobrir que Arthur Clarke e Kubrick trabalharam juntos e paralelamente no livro e no roteiro do filme. Pediram opiniões a terceiros, como o famoso astrônomo,cientista e escritor Carl Sagan.

Dois contos geniais e assombrosos, assim como Júlio Verne e H.G Wells, Clarke previu o futuro e contou sobre o passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário