Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O Coração das Trevas - Joseph Conrad (Editora abril)






O Coração das Trevas escrito por Joseph Conrad. Publicado em forma de livro em 1902, Coração das trevas é um dos grandes clássicos da literatura do século XX, conhecido também por ter servido de base para o filme Apocalypse now!, obra-prima de Francis Ford Coppola.
Marlowe, o protagonista, é enviado à selva africana para resgatar o enigmático Kurtz, comprador de marfim cujos métodos civilizatórios põem a nu a selvageria da exploração colonial.


Personagens
  • Charles Marlow: O protagonista no romance. É um alter ego de Conrad; ambos são marinheiros do Império Britânico durante o final do século XIX e início do século XX, durante o auge do imperialismo britânico.
  • Sr. Kurtz: O personagem onde a história é centrada. Um comerciante de marfim na África e comandante de um posto de troca, ele monopoliza sua posição como um semideus entre os africanos nativos. Kurtz reúne-se com o protagonista do romance, Charles Marlow, que o devolve à costa via barco a vapor. Kurtz, cuja reputação o precede, impressiona Marlow fortemente e, durante a viagem de regresso é testemunha dos seus momentos finais.

Minha opinião:
Serei direto, não gostei. Esperava muito mais do livro que originou o magnífico apocalypse now do Coppola. Basicamente o livro são os devaneios de Marlow e sua ansiedade em conhecer o enigmático e lendário Sr. Kurtz. Não existe ápice e o encontro dos dois é decepcionante. Não existem diálogos, emoção ou algo que empolgue nesse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário